Para professores de idiomas trabalharem com alunos de todas as idades.

M) Meses do Ano (praticando o vocabulário relacionado a meses do ano)

  • Material: tiras de papel com os meses do ano
  • Sugestão: você pode digitar no computador os meses do ano e imprimir 05 páginas para confeccionar as tiras de papel. Número total de tiras: 60.
  • Como jogar?

 

  1. Divida a classe em 05 grupos.
  2. Distribua a cada grupo 12 tiras de papel com os meses do ano (embaralhados , podendo ser repetidos)
  3. Cada grupo precisa colocar os meses na ordem correta em 01 minuto.
  4. Se houver uma tira com o mês repetido, esta tira deverá ser colocada de lado.
  5. O vencedor será o grupo que conseguir colocar o maior número de meses na ordem correta (até 12, é claro!!!)

 

N) Números (praticando números significativos)

  • Material: pedaços de papel
  • Como jogar?
  1. Peça aos alunos escreverem 5 números significativos num pedaço de papel; por exemplo, idade, tamanho do sapato, número de irmãos ou irmãs, um ano importante na vida deles ( escreva os tópicos na lousa).
  2. Recolha os pedaços de papéis, e leia-os em voz alta, um de cada vez. Escreva os números na lousa.
  3. Alunos deverão adivinhar quem escreveu aqueles números.
  4. O vencedor será aquele que conseguir adivinhar o maior número de informações.

 

O) Olimpíadas ( praticando o vocabulário relacionado a esportes)

  • Material: tiras de papel com nomes de esportes/jogos
  • Sugestão: natação, ciclismo, volleyball, basketball, paraquedismo, mergulho, bungeejumping, windsurfing, patinação, vôo de asa delta

 

  • Como jogar?
  1. Divida a classe em dois grupos: A e B.
  2. Peça a dois alunos do grupo A irem até a lousa.
  3. Eles precisam tirar uma tira com o nome do esporte e desenhá-lo na lousa.
  4. O time deles precisa adivinhar qual é o esporte em 01 minuto.
  5. Se o time adivinhar o esporte, ganham um ponto.
  6. Grupo B deverá seguir os passos b,c,d,e.
  7. O vencedor será o grupo com o maior número de pontos.
Maria de Fátima
Professora de inglês há mais de vinte anos obteve certificação internacional FCE, OXFORD, Michigan e CEELT2. Com formação em artes plásticas pela FAAP, procura tornar aulas mais criativas, significativas e prazerosas para que o processo e os resultados dos alunos sejam equilibrados. Autora do blog “Idiomas com Arte” www.idiomascomarte.blogspot.com.br e consultora no ensino de idiomas, pretende auxiliar professores a tornar o trabalho mais “colorido”, com um toque especial!!! Atualmente trabalha como professora e consultora autônoma e na Idées Idiomas
Contato: marifa2006@terra.com.br
www.idees.com.br