Para professores de idiomas trabalharem com alunos de todas as idades.

 

P) Pessoas da família (praticando o vocabulário relacionado a membros da família)

  • Material: figuras de famílias de pessoas famosas (você pode encontrá-las em revistas )
  • Como jogar?
  1. Divida a classe em dois grupos : A e B.
  2. Grupo A deverá escolher uma figura, sem mostrá-la ao grupo B.
  3. Grupo B precisará fazer perguntas sobre a família tais como: A família é grande ou pequena? A pessoa famosa é casada? Ele/ela tem filhos? De onde eles são? Etc……
  4. Se alunos estiverem sem idéias, dê algumas sugestões/indicações como:

Família/grande? ; pai/famoso?; número de membros da família? Filhos?

  1. Grupo B precisa tentar adivinhar a família da pessoa famosa depois de elaborar 10 questões.
  2. Grupo B obtém um ponto por cada adivinhação.
  3. Grupos se revezam.
  4. O vencedor será o grupo com o maior número de pontos.


Q) Questões (responda “sim” ou “não”-praticando perguntas)

  • Material: pedaços de papel
  • Como jogar?
  1. Um voluntário vai até a frente da classe. Ele/ela deve escrever uma pergunta cuja resposta possa ser “sim ou não” num pedaço de papel. Por exemplo: “Você mora em São Paulo?” E então ele/ela escreve uma das palavras na lousa; por exemplo: “Paulo”
  2. Alunos tentam adivinhar a pergunta fazendo outras questões com a palavra dada; por exemplo: “O seu nome é Paulo?”-Não, não é. “Você é de São Paulo?” … “Sim, eu sou, mas esta não é a pergunta…etc
  3. Alunos podem fazer 10 perguntas no máximo.
  4. Aquele que conseguir adivinhar a questão vai até a frente da classe e escreve outra pergunta num pedaço de papel e uma palavra na lousa, repetindo os passos a e b.


R)Reconheça o tempo ( praticando o vocabulário relacionado ao tempo atmosférico)

  • Material: figuras que mostrem o tempo atmosférico ( o sol, nuvens, vento, chuva, neve, etc).
  • Sugestão: você pode encontrar figuras como estas em revistas ou em programs “clipart”.

Tiras de papel com palavras descrevendo o tempo: quente, calor, fresco, frio, ensolarado, nublado, chuvoso, com vento, com neve. (Repita as palavras duas vezes para que dois times possam jogar) 9 palavras= 18 tiras de papel.

  • Como jogar?
  1. Escolha uma figura mostrando o tempo e revele somente uma parte.
  2. Espalhe as tiras de papel na mesa ou chão e peça ao grupo A escolher uma delas de acordo com o que eles acham do tempo na figura revelada.
  3. Peça ao grupo B fazer o mesmo.
  4. Revele outra parte da figura.
  5. Grupo B escolhe uma outra tira de papel.
  6. Grupo A faz o mesmo.
  7. Os grupos se revezam, porém eles não podem mudar as tiras escolhidas.
  8. Depois que toda a figura for revelada, compare as respostas.
  9. O vencedor será o grupo que mais se aproximou do tempo mostrado na figura.

 

Maria de Fátima
Professora de inglês há mais de vinte anos obteve certificação internacional FCE, OXFORD, Michigan e CEELT2. Com formação em artes plásticas pela FAAP, procura tornar aulas mais criativas, significativas e prazerosas para que o processo e os resultados dos alunos sejam equilibrados. Autora do blog “Idiomas com Arte” www.idiomascomarte.blogspot.com.br e consultora no ensino de idiomas, pretende auxiliar professores a tornar o trabalho mais “colorido”, com um toque especial!!! Atualmente trabalha como professora e consultora autônoma e na Idées Idiomas
Contato: marifa2006@terra.com.br
www.idees.com.br