Para professores de idiomas trabalharem com alunos de todas as idades.

D) Dias da semana (praticando os dias da semana)

  • Material: 35 cartões com os dias da semana por escrito.
  • Sugestão: você pode digitar em seu computador os dias da semana e imprimir 5 páginas com as mesmas palavras; você terá 35 palavras ao todo.

 

  • Como jogar?
  1. Distribua todos os cartões (virados para baixo) entre os alunos.
  2. Cada participante coloca um cartão (virado para cima) sobre a mesa.
  3. Enquanto eles fazem isto, o grupo todo precisa dizer os dias da semana em voz alta: Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, etc.
  4. Se o grupo disser a mesma palavra que é mostrada no cartão, todos os participantes devem bater na pilha de cartões.
  5. O último a bater fica com a pilha de cartões em mãos.
  6. Repita passos b,c,d.
  7. O vencedor será aquele que acabar o jogo sem nenhum cartão em mãos.

 


E) Erros (sabendo lidar com erros) 

Material:

  • Tiras de papel contendo erros comuns cometidos por alunos daquela turma
  • Uma Sacola
  • Música

 

  • Como jogar?
  1. O professor coloca as tiras de papel contendo erros comuns em uma sacola.
  2. Alunos passam a sacola um para o outro ao som de uma música.
  3. Quando a música parar, o aluno que estiver segurando a sacola retira uma tira de papel dela e lê seu conteúdo.
  4. Este aluno precisa identificar o erro e corrigi-lo.
  5. Se conseguir corrigi-lo, ganha um ponto. Caso contrário, continue o jogo para que outro participante possa tentar acertar.
  6. O vencedor será aquele com o maior número de pontos.

 


F) Frutas ( praticando o vocabulário relacionado a frutas)

  • Material: tipos diferentes de fruta

 

  • Como jogar?
  1. Divida a turma em dois grupos A e B.
  2. Peça para o grupo A desafiar o grupo B escolhendo uma fruta. (Grupo B não pode ver a fruta escolhida por seu adversário).
  3. Um jogador do grupo A oferece a um jogador do grupo B um pedaço da fruta escolhida.
  4. O jogador do grupo B precisa saborear a fruta, dizer seu nome e escrevê-la na lousa (com os olhos vendados!!!!!!!)
  5. Se o jogador do grupo B conseguir fazer isto em um minuto, seu grupo obterá um ponto.
  6. Continue o jogo, repetindo passos b,c,d,e.
  7. O vencedor será o grupo com o maior número de pontos.

Mês que vem teremos as dicas de G a I, não percam!