Prezado professor,

Qual é sua reação imediata como professor de idiomas, quando encontra um material atraente, com ilustrações que facilitam a compreensão do texto?

1

 

Acredito que sua primeira impressão seja positiva…

Recursos visuais e o desenho não só ajudam o entendimento da linguagem verbal como também encantam os que estão estudando o material.

O uso do desenho em sala de aula pode parecer um “bicho de sete cabeças” para aqueles que acreditam  que “desenhar”seja uma habilidade exclusiva de artistas como Leonardo Da Vinci. No entanto, podemos nos comunicar expressivamente através do desenho se utilizarmos formas básicas para representarmos o que observamos.

Você também pode desenhar e usar este recurso e suas aulas! Acredite!


Quando alguém que não esteja ligado às artes plásticas ou gráficas é convidado a desenhar, a primeira resposta a este convite seria: “não sei desenhar, não tenho jeito para isso”.2

Geralmente, este comentário está ligado a um alto senso crítico, onde a pessoa em questão considera a habilidade de desenhar privilégio de pessoas especiais e talentosas.

Isso seria verdade se pensássemos somente em artistas como Leonardo Da Vinci ou Picasso, mas não devemos nos esquecer que a primeira manifestação gráfica do ser humano foi através do desenho.

 

3O homem da pré-história se expressava através de desenhos em cavernas, e nós desde pequenos, quando apanhamos o lápis pela primeira vez tivemos vontade de rabiscar, desenhar.

Mal sabíamos escrever, mas podíamos nos expressar através de cores, formas que eram bastante significativas.

O que aconteceu durante a fase adulta? Por que paramos de desenhar??

Talvez o senso crítico tenha sido o maior responsável. Começamos a acreditar que nosso desenho continuasse parecido com o de uma criança, então paramos de nos expressar desta maneira e não demos chance ao desenvolvimento desta habilidade.

Entretanto, podemos desenvolver o desenho através da observação e treino constante. Usando formas e estruturas básicas é possível desenhar expressivamente.

Observando o que existe ao nosso redor podemos visualizar figuras geométricas para podermos expressar-nos através do desenho.

Como você desenharia um carro? Poderia ser a partir de retângulos e círculos…

4

Que tal uma casa? Um triângulo e formas quadradas e retangulares…

5

Que tal um personagem? Pensando-se na cabeça como um círculo,6

e desenhando olhos expressivos…

7

e bocas…

8

Poderíamos observar e obter personagens como os ilustrados acima.

 

Por que utilizarmos o desenho em cursos de idiomas?

Somos praticamente aprendizes visuais devido ao grande estímulo existente ao nosso redor. Portanto, quanto mais oportunidades oferecermos aos nossos alunos usando este recurso, maiores serão as chances de associação e assimilação.

Podemos trabalhar o idioma através do desenho quando tentamos explicar vocabulário…

9

“pineapple”, “He is happy”, “chimney,roof,door,window,tree”“bumper, steering wheel, boot”

Lembro-me de uma professora que traduziu a palavra “pineapple” para um aluno em dúvida. Garanto que se ela tivesse utilizado o desenho, o exemplo teria causado um impacto maior na associação ao significado da palavra.

Podemos até explicar aspectos gramaticais através do desenho…

10

“John and Peter are brothers. Peter is taller and larger than John.
John is shorter and thinner. Peter looks older than John.”

11

“Peter has been working at Ford since 1997. He has changed a lot. He looks larger and older and wears glasses now”.

 

Podemos fazer com que alunos adivinhem ações descritas por desenhos…

“What are they doing?…

12

Quando professores desenham para comunicar o significado de uma palavra ou aspecto gramatical, é como se fosse um momento mágico, onde alunos costumam ficar atentos e envolvidos. Explicações que incluem desenhos tendem a criar uma assimilação bem maior do que aquelas que não usam tais recursos visuais. Quando alunos também têm a oportunidade de expressar-se através do desenho, podem utiliza-lo como ponto de partida para comunicarem-se verbalmente com maior desenvoltura. Por exemplo, peça a seus alunos que desenhem uma imagem qualquer ao som de uma música. Após a produção, alunos poderão falar a respeito de seus desenhos.
A linguagem visual trabalha então como uma ponte entre o pensamento e a comunicação verbal. Muitos de vocês podem ainda estar pensando: “Será que consigo desenhar?”
Acredito que sim. Treine, observe ao redor, tente expressar o que vê através de formas geométricas, e lembre-se:
Você não precisa ser um “Picasso” para desenhar expressivamente.