Você está fazendo Letras, habilitação em inglês, mas gostaria de aperfeiçoar seu CV com qualificações internacionais, porém não está em condições de frequentar um curso de especialização em uma universidade no exterior. Saiba que você pode obter qualificações de altíssimo nível aqui mesmo no Brasil, e a um custo relativamente pequeno. Veja abaixo alguns certificados valiosos para o professor de inglês incrementar seu curriculum vitae:

 

Certificados de Fluência na Língua

Proficiência significa “conhecimento perfeito, maestria”. Um certificado de proficiência em inglês certamente abrirá portas do mercado de trabalho, tanto no Brasil, quanto fora do país. Existem diversos, porém eu destacaria os seguintes:

 

Da Universidade de Cambridge (Reino Unido)

FCE – First Certificate in English
É um certificado de nível pós-intermediário, porém, para os padrões brasileiros, uma nota muito alta nesse exame já atesta uma fluência em inglês bastante satisfatória.

 

CAE – Certificate in Advanced English
Atesta, como diz o próprio nome, um nível avançado de inglês. Para sentir-se confiante se você deve inscrever-se para o CAE, recomendamos fazer um simulado do FCE antes, pois se o candidato não for bem no First, muito provavelmente não será aprovado no CAE.

 

CPE – Certificate of Proficiency in English
Chamado de “pós-avançado”, é o mais prestigiado exame da universidade de Cambridge e um pouco mais elevado que o nível avançado do CAE (chamado de “pós-avançado”), incluindo uma vasta gama de registros linguísticos, desde o altamente formal (acadêmico e literário) até o coloquial. Recomendamos uma boa preparação antes do teste, pois é bastante exigente. O candidato pode optar por fazer o exame que inclui a leitura de uma obra literária (unabridged readers).

 

Da Universidade de Michigan (Ann Harbor, Michigan, Estados Unidos da América)

ECPE – Examination for the Certificate of Proficiency in English
Popularmente conhecimento como o “American Proficiency”, corresponde ao mesmo nível do CPE de Cambridge. Sua maior diferença é que todo o teste se compõe de múltipla escolha. Recentemente, o exame passou a ser elaborado em parceria entre a universidade de Michigan e a universidade de Cambridge. Pessoalmente, achei o nível mais elevado que as edições anteriores à parceria. Não se inscreva sem prestar um simulado. A própria universidade de Michigan oferece um pré-teste, que deve ser agendado nos centros aplicadores. Se você não for bem no pré-teste (uma pequena amostra do exame na íntegra), não é recomendável inscrever-se ainda.

Certificado de Conhecimentos em Linguística Aplicada/Ensino de Língua Inglesa

Existem diversos, porém destacamos um dos mais acessíveis no Brasil:

 

TKT – Teaching Knowledge Test (Universidade de Cambridge)
É um teste especificamente voltado para professores de inglês. Nele, você terá que demonstrar conhecimentos teóricos de gramática (você sabe identificar um subject, object, uma noun phrase, uma that-clause, um preparatory subject/object, etc., isto é, você tem domínio da linguagem docente técnica? Você sabe diferenciar as estratégias de leitura skimming e scanning? Você saberia dizer por que o reading é um passive skill, ou por que o writing é um active skill? Você sabe o que é um developmental error e como lidar com ele? Você sabe por que alguns alunos nunca vão além do intermediate plateau?

Professores formados em Letras se sentirão muito familiarizados com os termos cobrados nos exames.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Onde prestar os exames

* Escola de idiomas Cultura Inglesa (exames de Cambridge)

* Escola de idiomas ICBEU (Instituto Cultural Brasil Estados Unidos) (Exame de Michigan)

 

COMO SE PREPARAR

* Os sites das universidades elaboradoras dos exames possuem diversas informações, com sample papers, indicações de livros preparatórios, lista de centros aplicadores no Brasil, etc.

* O candidato pode se preparar autonomamente. Não é necessário se inscrever em um curso preparatório.

 

Recomendamos os sites seguintes:

* http://www.cambridgeenglish.org

* http://www.cambridgemichigan.org

 

Esperamos que as informações aqui prestadas lhes sejam úteis. Caso necessário, entre em contato! Será um prazer ajudá-lo!

 

Sobre as atividades complementares do meu livro, por absoluta falta de tempo para prepará-las, informo-os de que, na edição do próximo mês, serão lançadas duas atividades simultaneamente.


FINAL_Capa_Refresher.indd

 

 

 

Refresher Vocabulary & Grammar Tests For Advanced Proficiency Exams with Answers by Ricardo Madureira, Disal Editora.