rossa

 

 

A “pizza vermelha” – pizza com molho de tomate.

Uns dos prazeres da culinária romana são as famosíssimas “Pizza al taglio” – “pizzas aos pedaços”.  Trata-se de pequenas lojas com um balcão, com vitrines cheias de vários sabores de pizzas, um forno elétrico e uma mesinha para o preparo da massa. E’ suficiente passar perto dessas lojinhas para sentir um gostoso cheiro de pizza que acabou de sair do forno. Um clássico, na cidade de Roma, é a “pizza rossa” digamos a “mamma” de todas as pizzas. Ou seja a mamãe da pizza com mussarela, da com batatas, da com cogumelos, da com abobrinhas, da com queijo gorgonzola, da com linguiça, da com berinjelas, da com muçarela de búfala, com presunto cru etc. E’ habito comprar um pedaço de pizza e saboreá-lo comendo andando pela rua passeando pelas caraterísticas vielas do centro histórico de Roma.

 

La pizza rossa.
Uno dei piccoli piaceri culinari di Roma sono le famosissime “pizza a taglio”. Si tratta di piccoli negozi formati da un bancone, dove sono esposte i tipi di pizza, un forno elettrico e un piccolo banco per l’impasto della farina e degli ingredienti per fare la pizza. Basta passare vicino a uno di questi posticini che nell’aria si sente subito il gustosissimo profumo di pizza appena sfornata. Il classico a Roma è la pizza rossa, mamma delle altrettanto saporite pizze: pizza con mozzarella, pizza con patate, pizza con funghi porcini, pizza con fiori di zucca, pizza con gorgonzola, pizza con salsiccia, pizza con melanzane, pizza con bufala ecc.. è molto comune comprare un pezzo di pizza e gustarselo mentre si passeggia tra le strade di Roma.

 

Angela Mela
Angela Mela, nasceu no Rio de Janeiro, filha de mãe romana e de pai imperiense. Em casa, vivenciou os mais diferentes comportamentos da cultura de Roma (Lácio) e de Imperia (Ligúria). É autora da Disal Editora, com dois títulos publicados, “Italiano na Cozinha” e o vencedor do prêmio Gourmand de 2014, “Emoções na Cozinha”.
Estudou Direito em Roma, mas sempre com a cabeça na cozinha. Em 2004, obteve o diploma de chef de cozinha em Roma. Viveu por 12 anos em São Paulo dando aulas de língua e cultura italiana, incluindo muitas sobre a tradicional cozinha caseira italiana. Atualmente vive em Roma, tem um blog de culinária – www.italianoincucina.it -, dá aulas de culinária italiana, faz palestras sobre a história da cozinha italiana e promove roteiros gastronômicos na cidade de Roma e arredores. Tem duas paixões na vida: a cozinha e os cachorros!