A primeira coisa que precisamos fazer é distinguir segmentos de nichos. O segmento é uma vasta área de atuação enquanto que nicho é um grupo de mercado homogêneo com necessidades não atendidas ou parcialmente atendidas pelo mercado.

Alguém pode querer dar aula de tudo mas percebe que com segmentação de mercado pode-se atender demandas mais específicas e oferecer mais valr agregado através de mais expertise e soluções mais direcionadas. Exemplos de segmentos são general English, Business English, young learners, etc. Portanto, o segmento é um passo anterior ao nicho.

 

Definição de nicho

 

“A focused, targetable part of a market for certain products or services that has unmet demand. A business may enter into a niche market by offering a product that was previously unavailable to a specific geographical area. Also a suitable position in which a person or business operates.”

Fonte: http://www.investorwords.com/3281/niche.html

Outras definições:

“A niche market is a focused, targetable portion of a market. By definition, then, a business that focuses on a niche is addressing a need for a product or service that is not being addressed by mainstream providers. You can think of a niche market as a narrowly defined group of potential customers that have specific needs.”

Fonte: https://www.thebalance.com

“An opportunity to provide a product or service that no other company provides”

Fonte: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/market-niche


Ou seja, temos aqui três características principais:

-Demanda não atendida
-Unicidade de oferta
-Ausência de competidores

 

Por que os nichos são tão interessantes do ponto de vista de business?

 

A busca por novos nichos se tornou crescente por ser altamente lucrativo e trazer uma estabilidade de atuação. Isso se dá pela ausência de concorrência e pela demanda reprimida. Além disso, quando falamos em nicho, pelo menos em marketing, falamos em persona. Este se refere a atributos psicológicos e sociais que representam o seu cliente típico. Por exemplo:

Tenho bastante experiência no segmento de business English e o nicho é composto de funcionários de funções estratégicas, idade 28-40 anos de idade, alto poder aquisitivo, ambiciosos e focados na carreira. Querem cursos especializados em apresentações e negociações em inglês. Não querem material didático muito menos aulas em grupos. Querem um serviço extremamente personalizado e eficiente pois querem resultados rápidos (3-6 meses). Já falam inglês mas estão, em média, no nível B2 e não saem do intermediate plateau. Geralmente são mulheres. Viajam muito e não tem tempo/mindset para escolas ou propostas tradicionais de ensino.

Perceba que há uma necessidade clara e um perfil com parâmetros claros. Podemos dizer que seria segmento BE com traços de ESP (English for Specific Purposes) tendo como alvo um grupo relativamente homogêneo de pessoas dentro de um contexto, mundo corporativo em posições estratégicas e um certo nível de partida de CEFR.

Há casos em que um nicho, quando tem bastante oferta (concorrência) passa a ser chamado de segmento. Exemplo o da 3º idade que começa a deixar de ser um nicho. Um passo adiante seria focar em um grupo específico da 3º idade cujas demandas não são atendidas pelos programas atuais.

 

Críticas/obstáculos ao nichamento

 

A principal crítica sobre o nichamento é que o número de potenciais clientes pode diminuir bastante já que a amostra de mercado é menor. Nesse caso pode-se:

1- Estar em centros onde o mercado nichado se apresenta em grandes números. Seria esse o meu caso do nicho corporativo com ênfase em ESP citado acima já que São Paulo é grande centro para as sedes ds principais multi-nacionais brasileiras.

2- Partir para o ensino online e utilizar estratégias eficientes de marketing de conteúdo, relacionamento, SEO e mailing lists. Tb uso essa estratégia para ter clientes de outros centros como Rio, BH, Curitiba, etc.

Portanto, para estar em um mercado nichado, temos que levar em conta, dentro da esfera do professor os seguintes critérios:

Demanda de mercado: Algo que o mercado pede que não está sendo atendido.
Fortalezas: O que você faz muito bem e tem alto expertisse
Concorrência: Deve haver baixa ou nenhuma concorrência. Vale lembrar que concorrência obsoleta não é concorrência propriamente dita.

 

Equilibrar os três pilares demanda muito estudo de mercado, foco em CPD (Continuing Professional Development) e muito auto-conhecimento. Esse é um tópico abordado no  curso marketing para teacherpreneurs e nos programas de mentoria. Caso queira saber mais informações clique nos links abaixo:

 

 

 

 

Quais são as suas dúvidas sobre nichamento em ELT? E as suas principais dificuldades? Escreva nos comentários abaixo e teremos o maior prazer em te atender!