Qual é a melhor opção para se aprender inglês? No exterior ou aqui no Brasil?

Alunos frequentemente fazem esta pergunta quando estão escolhendo um curso de inglês.

De acordo com minha experiência como professora de inglês, eu diria: qualquer uma das opções é válida.

Quem vai determinar a escolha? O próprio aluno.

Se for um indivíduo que adora viagens e se arriscar mais, com espírito aventureiro, um curso no exterior seria interessante onde além do convívio com pessoas de outros países, estaria diretamente em contato com o idioma com os nativos, 24 hrs por dia.

Se o aluno for uma pessoa que não aprecia muito viajar nem se arriscar muito, um bom curso no Brasil seria ótima opção.

Tive contato com pessoas que eram fluentes no inglês que nunca estiveram fora do país e com pessoas que não se comunicavam tão bem no idioma apesar da vivência no exterior.

Tudo vai depender do aluno, como falei no início, e do tipo de curso e experiência vivida no exterior ou no Brasil.

O importante é que o aluno se identifique com o curso escolhido a ponto de motivá-lo a estudar. Se isto não estiver acontecendo, seria bom rever abordagens e estratégias.

Como a dedicação aos estudos é fator essencial para a aquisição de um novo idioma,  realizar um curso que o motive a se aprimorar fora da sala de aula faz toda a diferença.

Somente estudando com empenho dentro de uma abordagem adequada é que o aluno poderá progredir.

Boa aula!!

Um grande abraço,

Maria de Fátima
Professora de inglês há mais de vinte anos obteve certificação internacional FCE, OXFORD, Michigan e CEELT2. Com formação em artes plásticas pela FAAP, procura tornar aulas mais criativas, significativas e prazerosas para que o processo e os resultados dos alunos sejam equilibrados. Autora do blog “Idiomas com Arte” www.idiomascomarte.blogspot.com.br e consultora no ensino de idiomas, pretende auxiliar professores a tornar o trabalho mais “colorido”, com um toque especial!!! Atualmente trabalha como professora e consultora autônoma e na Idées Idiomas
Contato: marifa2006@terra.com.br
www.idees.com.br