Você conhece a história do elfo que tinha uma formiga como animal de estimação? Estamos às vésperas do início de mais um ano letivo e gostaríamos de compartilhar uma sugestão de atividade para você realizar com os seus alunos, em especial se você trabalha com Kids. A proposta gira em torno desta história mas antes de conta-la recomendamos a exploração do vocabulário de acordo com o nível dos seus alunos e à faixa etária.

Se forem alunos da Educação Infantil você pode começar falando sobre pets e sobre como seria ter uma formiga como pet. Os alunos podem, inclusive, desenhar ou fazer suas formigas de estimação com massinha de modelar, dando a elas um nome e pensando no que ela precisa para viver: alimentação (o que a formiga come?), carinho, abrigo etc. Vale também aproveitar para relembrar com os alunos os conceitos de big e small e falar sobre o ciclo de crescimento dos animais, de filhotinhos para adultos. Um trecho da história irá trazer: “The more he fed the ant, the bigger he got. He got bigger and bigger and ate a lot!”. Para deixar a história ainda mais incrível, que tal confeccionar stick puppets?

Se os alunos forem já um pouco mais velhos você pode focar no objetivo do texto de brincar com a linguagem, fazer uma caça aos verbos no simple past, desafiá-los a pensar em uma história semelhante para contar sobre a origem do nome de um outro animal ou pensar em um final diferente para a história. Você pode pedir para que eles recontem a história trocando algumas palavras por sinônimos ou por outras rimas. Finalize pedindo para que façam uma bela ilustração ou até mesmo uma sequência de ilustrações para montarem um pequeno livro e poderem contar a história para outras turmas.

There once was an Elf,
who had an ant as a pet.
He loved his little pet so much;
he would feed him whatever he wanted in his bowl,
Plus table scraps, especially if there was
something the Elf did not wish to eat.
The ant, would gobble it up, lick his lips and
wiggle his hips, And whine for more!
The ant would even eat it off the floor.
The more he fed the ant, the bigger he got.
He got bigger and bigger and ate a lot!
Until one day the Ant could not even fit in a room,
and the Elf had to give him to the Zoo.
Now everyone comes to the Zoo to see the Elf’s Ant,
And feed him peanuts, his favorite snack.
They all knew he used to be owned by an Elf, so now they
call him the Elephant.
And they all lived happily there after.

(author unknown)